Nos dias de hoje, nosso smartphone se tornou o companheiro de todos os momentos. Com ele, muitos de nossos dados pessoais.
Por essa razão, é importante e essencial de fazer sempre um bom "backup" ( copia de segurança ) para não perder a sua vida digital de uma hora para outra.
➽ iCloud ou iTunes ? Vantagens e desvantagens ?
No iCloud ( na nuvem ):
🟢 A gravação dos dados é diária e automática.
🟢 Permite fazer e recuperar os backups em qualquer lugar que tenha conexão Wi-Fi.
🔴 O backup ocupa espaço de armazenamento no iCloud; se você tiver uma conta gratuita (5GB), ela talvez fique cheia em pouco tempo.
🔴 A recuperação de dados e instalação de aplicativos pela nuvem é muito lenta, mesmo em conexões rápidas. .
No iTunes ( no computador ):
🟢 Maior rapidez na gravação e restauração dos dados.
🟢 Pode salvar e recuperar backups mesmo quando não tiver acesso à internet
🔴 Vai sempre precisar do seu computador para recuperar o backup que fez
🔴 Se o computador der problema e precisar ser formatado, você perde seu backup.
O que é salvo no backup?
Quando faz o backup do seu iPhone, as seguintes informações são guardadas:
- Dados dos aplicativos (tudo que tem dentro deles)
- Backups do Apple Watch
- Ajustes do dispositivo
- Ecrã de Início e disposição dos apps
- Mensagens do iMessage e de texto (SMS)
- Fotos e vídeos feitos no iPhone
- Toques
O que fica de fora do backup?
Nem tudo é salvo no backup e é muito importante saber disso!
- Conteúdo importado no aparelho pelo usuário, como músicas, arquivos MP3, vídeos e fotos
- Dados já armazenados no iCloud, como Fotos do iCloud, iMessages e mensagens de texto (SMS)
- Dados armazenados em outros serviços de nuvem, como o Gmail e o Exchange
- Ajustes do Face ID ou Touch ID
- Ajustes e informações do Apple Pay
- Dados do Mail da Apple
- Os dados de Senhas, Atividade e Saúde. Para incluir esse conteúdo, é necessário ativar o backup criptografado no iTunes (todos os backups do iCloud já são criptografados)
Problemas ao realizar o backup
Se encontrou problemas ao realizar o backup, verifique os seguintes procedimentos:
- Verifique se o iPhone está conectado ao Wi-Fi. Não tente fazer pelo 3G/4G.
- Verifique se o iPhone está atualizado para a versão mais recente do iOS.
- Tente fazer backup em outra rede Wi-Fi. Muitas vezes resolve.
- Verifique se o Cabo de dados não esta danificado ou experimente com um outro.
- Verifique que o seu computador tem a última versão do iTunes instalado.
Mas infelizmente, em alguns casos com iPhones mais antigos ou que já deram quedas, o backup falhara porque o equipamento ficou danificado ao nível de "hardware" ( memória ou placa principal danificada ).
Não consegue efectuar copia de segurança ou surgiu-lhe um problema com o seu iPhone, na imobiles temos a solução! Clique aqui